Como o atraso no tratamento para câncer impacta a vida dos pacientes?
Se de um lado o diagnóstico precoce e o início do tratamento para câncer aumentam as chances de cura, o atraso compromete a qualidade de vida dos pacientes.
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 704 mil novos casos de câncer serão diagnosticados anualmente no Brasil, no triênio 2023/2025. Entre os tipos mais comuns da doença estão:
câncer de pele não melanoma: 31,3% do total de casos,
de mama feminina: 10,5%,
próstata: 10,2%,
cólon e reto: 6,5%,
pulmão: 4,6%,
estômago: 3,1%.
O tratamento para o câncer pode envolver a cirurgia para remoção do tumor ou transplante de medula no caso de leucemias, a quimioterapia e a radioterapia.
Em algumas situações também é orientada a hormonioterapia, já em outras a terapia-alvo e, dependendo do caso, a imunoterapia.
Fato é que o tratamento do câncer envolve uma combinação de medicamentos que visam eliminar ou bloquear o crescimento das células malignas e a demora para começá-lo pode trazer consequências graves para o paciente.
Quer saber quais são essas consequências? Continue a leitura e confira.
O impacto do atraso no tratamento para câncer
Tendo como referência o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres, o portal da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) indica que a detecção precoce da doença pode aumentar em até 90% as chances de cura.
Fato é que todos os tipos de cânceres quando identificados e devidamente tratados, as chances de cura são muito elevadas.
Porém, a demora no diagnóstico tem contribuído para a descoberta de tumores já em estágios avançados.
Da mesma forma que o atraso no tratamento para câncer impacta na qualidade de vida do paciente e eleva o risco de morte.
Segundo publicação na Folha de São Paulo, dependendo do tipo de tumor, o atraso de um mês no tratamento eleva o risco de morte em 10%.
Consequências em diferentes tipos de tratamento
Tanto a quimioterapia, uma medicação oral ou venosa, quanto a radioterapia, que consiste na aplicação de radiações ionizantes na região lesada, são alternativas usadas no tratamento oncológico para destruir as células cancerosas ou controlar o crescimento das mesmas.
Por isso, confira os impactos que o atraso no tratamento para câncer com radioterapia e quimioterapia podem causar no paciente.
Radioterapia para pacientes com câncer de cabeça e pescoço
Um estudo que teve a participação de 41 especialistas em câncer de cabeça e pescoço de diferentes países da América Latina mostra que atrasar o início do tratamento da radioterapia impacta na sobrevida do paciente e na recidiva (a volta da doença).
A pesquisa está publicada na revista científica JCO Global Oncology e trata-se de um evento pioneiro na América Latina, especialmente voltado ao diagnóstico, tratamento para câncer e acompanhamento de pacientes.
Para os especialistas, os atrasos no início ou na conclusão da radioterapia diminuem as taxas de sobrevida do paciente oncológico e também aumentam o risco de recidiva local.
Entre as bases para essa conclusão está um estudo realizado com mais de 600 pacientes em fase inicial da doença e que começaram o tratamento após o período recomendado de 30 dias após confirmado o diagnóstico.
Naqueles que tiveram acesso à radioterapia no prazo de 31 a 40 dias, o risco de recidiva foi 2,6 vezes maior, comparado aos pacientes que começaram antes dos 30 dias.
Quimioterapia e seus efeitos na sobrevida de pacientes com câncer de mama
Em outro estudo, dessa vez publicado no Annals of Surgical Oncology, o atraso no início da quimioterapia pode impactar negativamente a sobrevida e elevar as chances de óbito da paciente com câncer de mama.
Segundo os pesquisadores, levar mais de 120 dias do diagnóstico até a quimioterapia representa uma redução de 29% na sobrevida global.
Medssey Farma: facilitamos o acesso a tratamentos inovadores!
A Medssey Farma ajuda você a ter acesso a diversos medicamentos certificados, tanto aos de tratamento para câncer como de outras doenças, com rapidez e segurança.
Toda a logística para a importação do seu medicamento é facilitada. De posse da prescrição do seu médico, documento de identidade e comprovante de endereço, você entra em contato conosco e faz o seu pedido.
Estando com a sua documentação, nós entramos em contato com os distribuidores e laboratórios autorizados, no país de origem, e iniciamos o processo de pedido.
Feito o pedido, a sua medicação sai do país de origem seguindo diretamente para o endereço que você informou.
Ficou com alguma dúvida sobre como pedir o seu medicamento? Entre em contato com a Medssey Farma e fale com nossos especialistas.