O potencial comprovado do canabidiol no tratamento de doenças neurológicas

O canabidiol é um composto identificado em plantas conhecidas como cannabis sativa.

Desde a antiguidade, esse composto faz parte de tratamentos da epilepsia, dor e anorexia, devendo ser destacado as seguintes observações:

  • não causa alterações psicossensoriais,

  • possui baixa toxicidade,

  • apresenta alta tolerabilidade em seres humanos.

A maconha é ilícita em muitos países, pois possui o tetrahidrocanabinol ou THC, responsável por efeitos psicoativos que causam problemas aos seres humanos.

O cânhamo, por sua vez, possui um THC muito baixo, no entanto, oferece o canabidiol (CBD), uma molécula que possui muitas propriedades terapêuticas, portanto, não deve ser confundido com a maconha. 

Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito e a comprovação dessa substância no tratamento de doenças neurológicas. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Avanços no tratamento com canabidiol no Brasil

De acordo com o II Anuário da Cannabis Medicinal no Brasil, um relatório divulgado pela Kaya Mind, tendo por base dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em nosso país 430 mil pessoas fizeram o uso de medicamentos à base dessa substância no ano de 2023.

Infelizmente, existem polêmicas infundadas que acabam causando a desinformação em meio a sociedade, em função de estigmas históricos provenientes de questões culturais, sociais e raciais, situação que diminui o uso de canabidiol como recurso no tratamento de doenças neurológicas.

No entanto, a conscientização e o contínuo progresso do mercado no uso de medicamentos à base de cannabis tem gerado muitos benefícios na qualidade de vida dos pacientes.

Eficácia comprovada do canabidiol no tratamento de doenças neurológicas

De acordo com dados da Anvisa, o número de pessoas utilizando o canabidiol para o tratamento de doenças neurológicas não para de crescer em nosso país.

No ano de 2023, os seguintes números fizeram parte da estatística nacional:

  • 219 mil pacientes importaram os medicamentos,

  • 97 mil tiveram acesso mediante farmácias,

  • 114 mil fazem o tratamento por meio de associações.

Observa-se que novos produtos têm sido aprovados pelas autoridades para a comercialização em farmácias de todo o país, além de uma expressiva diminuição nos preços de importação.

O fato é que os números confirmam que o uso de canabidiol tem ajudado milhares de famílias a obterem melhorias significativas a partir dos tratamentos, como podem ser comprovados nas seguintes situações:

Tratamento da epilepsia

O tratamento da epilepsia, através do uso de canabidiol, vem sendo realizado nos Estados Unidos desde 2018, quando o Food and Drugs Administration (FDA), a agência reguladora norte-americana, aprovou o seu uso.

No Brasil, a Anvisa, através da resolução 2113/2014, regulamentou o uso compassivo do composto como terapia médica voltada ao tratamento de epilepsias na infância e adolescência.

A partir de 2017, esse órgão liberou o uso desses medicamentos no tratamento dessa doença para todas as faixas etárias.

Tratamento de doenças neurodegenerativas

Estudos vêm apresentando excelentes resultados no tratamento das doenças neurodegenerativas a partir do uso do canabidiol.

Esse é o caso, por exemplo, de uma pesquisa realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na cidade de Erechim (RS), onde um estudo avaliou o potencial protetivo e curativo de diferentes concentrações dos canabinóides presentes nas plantas.

A acadêmica Ana Paula Vanin percebeu que o óleo com CBD ajuda a inibir a atividade de uma enzima relacionada com algumas funções do nosso sistema nervoso central, assim como uma substância rica em THC apresentou excelentes resultados no tratamento dessas doenças.

Tratamento do Transtorno do Espectro Autista

Por fim, o uso da cannabis medicinal no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) também tem conseguido obter um retorno animador.

O uso dessa medicação consegue reduzir substancialmente a irritabilidade e a ansiedade dos pacientes, promovendo uma melhora nas interações sociais.

Estudos demonstram que observações interessantes surgem a partir do comportamento de crianças que possuem o TEA e que demonstraram uma melhora cognitiva, ou seja, uma melhor capacidade de aprender e compreender os outros a partir do uso de canabidiol.

Como se observa, é importante avaliar as possibilidades e buscar por profissionais que possam contribuir na elucidação dessas informações.

Agora que você conhece mais a esse respeito, conte com a Medssey Farma para importar medicamentos à base de CBD! Estamos prontos para conhecer a sua demanda e contribuir de forma profissional e responsável!

Anterior
Anterior

Avanços recentes na compreensão e tratamento de doenças autoimunes

Próximo
Próximo

Certificado FDA: a garantia de segurança e eficácia dos medicamentos