Certificado FDA: a garantia de segurança e eficácia dos medicamentos

Para garantir a segurança das pessoas ao consumir qualquer medicamento, existem diferentes órgãos reguladores, a exemplo da agência Food and Drug Administration, mais conhecida por atribuir aos produtos o certificado FDA.

O órgão atua nos Estados Unidos e tem grande importância para a regulamentação de produtos médicos que circulam não apenas no próprio país, mas também em outros locais a partir da exportação.

Para isso, são realizados procedimentos rigorosos, que visam garantir a segurança e a eficácia dos itens comercializados pela indústria farmacêutica.

Continue a leitura e saiba mais sobre a FDA, bem como sua importância para os consumidores de medicamentos produzidos nos Estados Unidos!

O que é a FDA?

Esse órgão regulador consiste em uma agência federal, que atua desde 1906 garantindo a proteção da saúde pública, de modo similar à atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, no Brasil

Sua missão é promover a segurança e eficácia de diversos produtos, como alimentos, cosméticos e também itens médicos.

Assim, os produtos que passam pelos estudos realizados pela agência recebem o certificado FDA. Dessa maneira, comprovam que passaram por testes de eficácia e que são seguros para o consumo dos pacientes.

O papel da FDA na indústria farmacêutica

A agência atua em diversas frentes, tomando cuidados que tem início com a fabricação dos medicamentos, mas que se estendem até a sua distribuição e comercialização.

Exemplo disso é o estabelecimento de normas para as pesquisas realizadas durante o desenvolvimento dos produtos, de modo que os testes e ensaios clínicos sejam conduzidos de forma precisa e rigorosa.

Esse é um ponto bastante importante, uma vez que, para atestar a eficácia e segurança de uma substância, não basta apresentar o resultado dos estudos. Também é preciso comprovar que as condições nas quais eles foram realizados condizem com os parâmetros de uma pesquisa científica confiável.

Assim, todos esses procedimentos são necessários para que a comercialização do medicamento seja permitida.

Ainda assim, os cuidados da FDA se estendem para o período pós-comercialização. Nesse caso, a agência atua de forma corretiva, verificando se surgiram problemas associados à segurança dos produtos já comercializados.

Cabe ressaltar também que o órgão lida com a supervisão de diversos tipos de produtos, incluindo os medicamentos humanos, produtos biológicos, drogas veterinárias, dispositivos médicos, produtos de tabaco, alimentos, cosméticos e produtos eletrônicos que emitem radiação.

Como o certificado FDA garante a eficácia e segurança dos medicamentos? 

Como mencionamos, todos os produtos que contam com o certificado da agência são comprovadamente eficazes e seguros para o paciente.

Afinal, a certificação depende de uma série de testes que devem ser realizados de forma rigorosa, seguindo padrões estabelecidos pelo próprio órgão, com o objetivo de criar uma regulamentação verdadeiramente eficiente.

Dessa maneira, quando nos deparamos com um medicamento certificado pelo órgão, podemos ter a certeza de que se trata de um produto confiável, que passou por um controle de qualidade cuidadoso.

É por esse motivo que, ao lidar com a importação de medicamentos, é fundamental contar com uma empresa que esteja atenta a esse fator, oferecendo somente produtos que apresentam esse padrão de qualidade.

Esse é o caso da Medssey Farma! Ao importar esses produtos conosco, você tem a segurança de que eles passaram por testes rigorosos e confiáveis, uma vez que possuem o certificado FDA.

Acesse o site da Medssey Farma e saiba mais sobre como os nossos serviços podem levar os melhores medicamentos até você!

Anterior
Anterior

O potencial comprovado do canabidiol no tratamento de doenças neurológicas

Próximo
Próximo

Indústria farmacêutica: mais inovações, mais saúde!