As maiores inovações medicamentosas no tratamento de doenças neurológicas
As doenças neurológicas demandam tratamentos bastante complexos e medicamentos inovadores.
Desse modo, as condições que afetam o cérebro humano exigem métodos ágeis e que, além de amenizar os sintomas causados pelo quadro, sejam capazes também de evitar sua progressão.
Entretanto, as alternativas tradicionais nem sempre são o melhor caminho para garantir a saúde e a qualidade de vida do paciente, sendo necessário buscar outras soluções.
Para conhecer alguns medicamentos inovadores que podem auxiliar no tratamento das doenças neurológicas, continue a leitura deste conteúdo!
A complexidade do tratamento de doenças neurológicas
As doenças neurológicas são uma categoria bastante ampla, que abarca diferentes condições, dentre elas: Alzheimer, epilepsia, Parkinson, Aneurisma e Acidente Vascular Cerebral (AVC), esclerose múltipla, entre outras.
Um dos fatores que caracteriza esses quadros é a sua ação sobre o cérebro humano, podendo gerar efeitos sobre a autonomia e qualidade de vida do paciente ou até mesmo levar a óbito.
Embora existam medicamentos voltados a essas condições, as substâncias ainda apresentam grandes dificuldades para atravessar a barreira que separa o sistema circulatório do sistema nervoso central e chegar ao local onde devem agir.
Por isso, os medicamentos inovadores desempenham um papel central no tratamento das doenças neurológicas, oferecendo novas maneiras de enfrentamento a essas condições.
Inovações medicamentosas no tratamento de doenças neurológicas
O ramo da saúde, de modo geral, é sempre beneficiado pelos avanços da ciência e da tecnologia, que proporcionam métodos mais eficazes de promoção da saúde da população.
Entretanto, esse é um processo longo e complexo, que envolve não apenas a ação de pesquisadores, mas também de agências reguladoras.
Além disso, muitas soluções inovadoras demoram para chegar ao território brasileiro, sendo necessário contar com serviços de importação de medicamentos.
Dessa maneira, é possível aproveitar as possibilidades oferecidas pela ciência, como no caso das inovações medicamentosas aplicadas ao tratamento de doenças neurológicas:
Medicamento oral para esclerose múltipla
A maior parte dos medicamentos destinados ao tratamento da esclerose múltipla são aplicados por meio de injeções diárias, que ajudam a reduzir a progressão dos danos cerebrais.
Recentemente, foi criada uma opção de medicamento oral, que facilita a adesão ao tratamento adequado da doença, além de estimular os genes envolvidos nas respostas anti inflamatórias, que são cruciais para evitar a progressão da degeneração.
Anticorpos como estratégia terapêutica
Outra inovação medicamentosa que beneficia os pacientes desse tipo de doença é o uso dos anticorpos como uma estratégia terapêutica.
Para isso, são utilizados anticorpos capazes de penetrar no cérebro, o que promove uma redução nos sintomas causados pelas doenças e também auxilia no impedimento de sua progressão.
Dessa maneira, essa alternativa é uma possibilidade de superação do obstáculo que mencionamos anteriormente, referente à penetração dos medicamentos nas áreas em que devem agir.
Canabinoides para o tratamento de doenças neurodegenerativas
O uso de canabinoides tem sido intensamente estudado ao longo dos últimos anos e os resultados são bastante promissores em relação ao tratamento de doenças neurológicas.
No Brasil, pesquisadores do Laboratório de Neuroproteômica, do Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostraram que essas substâncias atuam sobre as células da glia, que praticam funções importantes no cérebro.
Elas são cruciais para que os neurônios funcionem como o esperado e, de acordo com os estudos realizados no laboratório, os canabinoides podem ser uma solução inovadora para aumentar a quantidade dessas células.
Para ter acesso a substâncias inovadoras, que promovem tratamentos mais eficazes para esse tipo de quadro, conte com a Medssey Farma na importação de medicamentos neurológicos!