A importância dos medicamentos importados para tratamentos inovadores

Os medicamentos importados desempenham um papel central no tratamento de diversas doenças, especialmente aquelas que são caracterizadas por quadros mais graves e complexos.

Graças aos diversos avanços da ciência, o mundo todo se dedica à elaboração de tratamentos cada vez mais eficazes para as diversas condições de saúde que impactam a vida das pessoas.

Entretanto, sendo esse um processo que está sempre em andamento, muitas substâncias ainda não chegaram ao Brasil, sendo necessário procurá-las em outros países.

Dessa forma, entram em jogo diversas orientações de agências reguladoras, tanto nacionais quanto estrangeiras.

Continue a leitura e entenda a importância dos medicamentos importados, bem como os procedimentos necessários para ter acesso a eles!

O papel dos medicamentos importados em tratamentos complexos

Tratamentos inovadores são cada vez mais frequentes no ramo da saúde, aplicando os diversos avanços da ciência à produção de medicamentos mais eficientes.

Entretanto, essas inovações nem sempre são desenvolvidas em território nacional, tornando necessária a importação dessas substâncias, para que cheguem às mãos daqueles que dependem do seu uso.

Sua relevância é ainda mais nítida no contexto de doenças que exigem tratamentos complexos, a exemplo de casos oncológicos e neurológicos, uma vez que os métodos utilizados são responsáveis pela missão de preservar a vida do paciente.

Assim, o acesso a medicamentos importados se torna um elemento fundamental para a recuperação desses indivíduos, que dependem de métodos inovadores para alcançar a cura de suas doenças.

Outro quadro no qual essas substâncias são cruciais é o das doenças raras, que não contam com uma grande diversidade de tratamentos, sendo necessário recorrer às opções disponíveis fora do país.

Anvisa garante acesso a medicamentos importados

É importante ter em mente que a importação de qualquer medicamento passa por procedimentos rigorosos e um dos órgãos responsáveis pela fiscalização desse processo é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Tendo em vista a importância dessas substâncias para a recuperação de muitos brasileiros, a agência dispõe de mecanismos que permitem a importação de produtos já aprovados por outras agências reguladoras.

Além disso, a importação por pessoa física tem impostos zerados, também em função da relevância dos medicamentos importados na vida de muitas pessoas, que somente a partir deles podem encontrar uma recuperação efetiva.

Dessa forma, é possível trazer esses tratamentos para o Brasil, permitindo o acesso da população a métodos inovadores e mais eficazes. Entretanto, existem outras formas mais simples de acessar essas substâncias, contando com o serviço de empresas especializadas no processo.

Como é realizada a importação desses medicamentos?

Existem diversos fatores envolvidos na importação de medicamentos para o Brasil.

Por exemplo, conforme previsto na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 63, de 2008, só podem ser importados os produtos que contenham exclusivamente substâncias da lista C1, estabelecida pela própria Anvisa.

Ainda assim, há casos excepcionais em que, com base em uma série de documentações e indicações médicas, é possível trazer substâncias não mencionadas na lista.

Além disso, é importante ter em mente que a importação por pessoa física é condicionada à posse de receita médica, sendo permitida somente a compra da quantidade suficiente para o seu uso individual.

Tendo em vista a importância dos medicamentos importados para o tratamento de diversas doenças, bem como a complexidade dos procedimentos necessários para realizar a importação, a melhor alternativa é contar com empresas especializadas.

A Medssey atua nesse ramo e garante o acesso a métodos inovadores, registrados nas principais agências reguladoras dos Estados Unidos e da Europa.
Por isso, para ter acesso a medicamentos inovadores com alta eficiência, conte com a Medssey!

Anterior
Anterior

A importância dos medicamentos importados para tratamentos inovadores

Próximo
Próximo

Título da publicação do blog 1